Comarca de Manga, Prefeitura de Jaíba, Polícia Civil e Cartório de Registros e Notas, levam Ação de Cidadania a população de Jaíba

“Aproximar o Judiciário da população e dar atendimento especial às pessoas mais carente”, esse foi o objetivo principal da grande Ação de Cidadania, que aconteceu em Jaíba, com parcerias entre o Poder Judiciário, Prefeitura de Jaíba, Policia Civil e Cartório de Registros e Notas. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, do Fórum de Manga, por meio do “Projeto Justiça e Cidadania”, realizou um mutirão com quase 200 audiências de conciliação já pautadas; com orientações jurídicas, atendimento de atermações e pré-processual, voltadas à solução de pequenos conflitos.

Nos dois dias do evento uma multidão de pessoas compareceu e foi atendida com vários serviços, como emissão de: Carteiras de Identidade e segunda via; Carteiras de Trabalho; Certificado de Reservistas,aferição de pressão arterial, confecção de cartão SUS, Vacinação, avaliação pédiabético, instruções sobre higiene bucal, teste de glicemia, cadastramento do Programa Bolsa Família e orientação sobre os direitos violados da criança/adolescente e da mulher. E ainda, distribuição de plantas pelo IEF, palestras novembro Azul e Limpeza de pele e revitalização facial, por acadêmicos da Funorte. O Cartório de Registro Civil e Notas de Jaíba, expediu 1ª e 2ª via de Certidão de Nascimento e Óbito, 2ª via de Certidão de Casamento e ainda orientação quanto a emissão de documentos públicos.

Para o Juiz da comarca de Manga, Dr. João Carneiro Duarte Neto, incentivador dessa ação, o principal ganho é a proximidade da Justiça com o cidadão. “ Nós devíamos isso pra Jaíba, pois o Município de Jaíba está prestes a virar Comarca e fica a 70 quilômetros de Manga, tendo que atravessar o rio, isso dificulta muito a vida das pessoas, precisamos aproximar a justiça do cidadão, realizamos aqui nesta oportunidade 200 audiências, fica a nossa gratidão aos demais parceiros”, finalizou o Juiz.
O Prefeito Reginaldo Silva que esteve presente no evento, disse que ações como essa levam cidadania a todos e que a união dos poderes traz grandes benefícios à População. Além dos serviços disponibilizados pelas Secretarias do Município e outros parceiros, foram expedidos 400 documentos de identidade, 150 carteiras de trabalho, 200 reservistas e 200 audiências de conciliação. Com o sucesso do evento novas “Ações de Cidadania”, serão programadas para o ano de 2019.

Ant. Carlos

 

Pin It