Visitantes lotam Cemitérios de Jaíba no dia de finados

No dia de finados, os dois Principais Cemitérios de Jaíba/MG dobram o número de visitantes, milhares de pessoas comparecem as sepulturas e túmulos para prestarem homenagens aos entes queridos que um dia estiveram conosco.

São esperadas milhares de pessoas nos 2 cemitérios da cidade, nesta sexta-feira(2). Tanto o Cemitério Recanto da Paz quanto no Vida Nova recebem nesta manhã a maioria dos visitantes. No vida nova a missa foi celebrada as 7:30h e no Projeto Jaíba as 10h da manhã.

Como surgiu o dia de finados

O feriado do dia 2 de novembro surgiu em 988 DC e foi introduzido pelo santo Odilon, ele determinou que todos os monges realizassem prece pelos mortos, sendo eles conhecidos ou não, religiosos ou leigos. Após quatro anos do rito, o papa, em Roma, na Itália decretou o dia 2 de novembro como o dia oficial dos mortos. No Brasil, o hábito de orar pelos que já morreram veio por meio dos portugueses, no entanto, o feriado só foi oficializado apenas em 2002.

Não é somente no dia de finados que os cemitérios costumam receber muitas visitas, no dia dos pais o número também aumenta, o feriado é considerado o terceiro maior movimento de visitações nos cemitérios. A prefeitura faz uma orientação para as pessoas que pretendem procurar os cemitérios durante o feriado de 2 de novembro, eles orientam que os visitantes deem preferência às flores naturais, pois podem ser retiradas com maior facilidade.

Já aqueles que optam por prestar suas homenagens com flores artificiais devem se atentar e escolher flores que não acumulem água, evitando assim uma possível proliferação do mosquito da dengue.

A grande reclamação das pessoas que visitam os cemitérios no dia de finados é a falta de higiene e fiscalização, alguns cemitérios se encontram com entulhos, outros com partes do túmulo e das lápides quebradas.

Pin It