Em Minas quase 150 mil alunos se inscreveram para participar do Encceja 2018

Ministério da Educação aplica neste domingo (5) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 592 municípios de todo o Brasil. As provas serão aplicadas no período da manhã e a tarde.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena a aplicação do exame, nesta edição foram 1.695.607 inscritos, desse total, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio.

O que é o Encceja
O exame oferece o certificado de conclusão do ensino médio e fundamental para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. O edital com as regras da prova pode ser consultado no Diário Oficial da União.

Quem pode participar
Jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.

Horário das provas
Ensino fundamental

Manhã: 9h às 13h

Prova I: ciências naturais
Prova II: matemática
Tarde: 15h30 às 20h30

Prova III: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
Prova IV: história e geografia
Prova III: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
Prova IV: história e geografia
Ensino médio

Manhã: 9h às 13h

Prova I: ciências da natureza e suas tecnologias
Prova II: matemática e suas tecnologias
Tarde: 15h30 às 20h30

Prova III: linguagens e códigos e duas tecnologias e redação
Prova IV: ciências humanas e suas tecnologias
No dia do exame, os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas do período matutino, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário de Brasília.

Além desta edição do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, no dia 16 de setembro, para os brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas avaliações para pessoas privadas de liberdade (PPL) no Brasil, em 18 e 19 de setembro, bem como no exterior, entre os dias 17 e 21 de setembro.

Fonte:G1

Pin It